Sal, vantagens e desvantagens do seu consumo

O consumo de sal é necessário, para que o nosso corpo usa para regular o fluxo sanguíneo, intervém no funcionamento do sistema muscular e o nervoso, O sal, e seu principal componente, o sódio, é necessária para manter uma boa saúde cardiovascular e para o correto funcionamento do fígado e dos rins.

O problema reside em que, consumida em excesso provoca o contrário.

Vejamos algumas das características do sal no organismo.

Consequências (boas e más) do consumo de sal.

Como disse antes, o sal não é um produto perigoso em si mesmo, o excesso de consumo é mesmo.

O sal não contém nenhum . Ou proteínas, nem gorduras, nem carboidratos. Também não nos fornece nenhuma vitamina.

O único motivo pelo que tomamos sal é por seu conteúdo em sódio, um mineral muito benéfico para o organismo só se toma em dose adequada.

Quais são os problemas produz o excesso de consumo de sal?

O consumo excessivo de sódio está ligado a importantes problemas de saúde. Os principais estão relacionados com a hipertensão, os problemas cardiovasculares e a osteoporose.

  • O excesso de sódio no organismo atrai mais água para a corrente sanguínea, uma maior quantidade de sangue obriga o coração a aumentar o seu trabalho para bombeá-lo com o consequente desgaste . Além disso, o excesso de sal contribui para a acumulação de resíduos nas artérias, o que é causa de acidentes cerebrais e cardíacos.
  • O sal nos faz reter líquidos com o que ocorre aumento de peso, dilatação das veias e a dificuldade para o escoamento interno.
  • Favorece a formação de cálculos renais, já que obriga os rins de filtrar o excesso de sódio no organismo.
  • Distúrbios digestivos. O consumo excessivo de sal está relacionado com a atividade negativa de determinadas bactérias do aparelho digestivo.
  • E tem alguma vantagem o consumo de sal?

    Como eu disse anteriormente, tudo depende das quantidades. Estas são as vantagens de um consumo inteligente de sal/sódio:

  • O sódio ajuda a regular importantes funções do organismo, tanto as mecânicas, relacionadas com o funcionamento muscular e do sistema nervoso.
  • O sódio é necessário para a saúde do coração. Seu papel como regulador de fluidos se favorece a circulação sanguínea, o funcionamento do fígado e dos rins. Também previne os problemas de baixa pressão arterial.
  • O sódio permite uma atividade cerebral adequada, sem ele você pode experimentar sensações de desmaio aletargamiento, confusão e espasmos musculares.
  • La sal en nuestra dieta

    Qual a quantidade de sal posso tomar?

    Em média, nos países industrializados, consumimos cerca de 10 gramas diárias de sal, que é o dobro do que aconselha a Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 5 g/dia.

    Se tivermos em conta que uma “pitada” de sal, aquela com que sazonamos um prato, contém 155 mg de sódio (10% da dose de sódio recomendada por dia) nos daremos conta de que .

    Não se trata apenas daquela quantidade de sal que usamos ao cozinhar e que podemos controlar a vontade, a ela devemos acrescentar toda aquela sal que está incluído em todos os produtos processados que consumimos.

    Contêm sal a maioria dos alimentos de nossa copa, em especial (de acordo com relatório da Associação Americana do Coração (AHA):

    • o pão
    • os enchidos
    • a comida pre-cooked (pizzas, massas, etc)
    • a comida processada (sanduíches, sopas, produtos enlatados, embalados etc)
    • os molhos comerciais
    • as aves de capoeira

    Mas não só a vamos encontrar em produtos processados. Há uma grande variedade de alimentos como a carne, o ovo ou o marisco, que a produzem de forma natural.

    Saber mais sobre a quantidade de sódio recomendada:

    Sobre a importância da redução de sal na dieta:

    Sobre a retenção de líquidos:

     

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