Propriedades do Tofu: conheça os seus benefícios e seus riscos para a saúde

As propriedades do Tofu, tornaram a este alimento em um dos mais consumidos da terra. O tofu é feito de coalhada de soja, glúten e é baixo em calorias. Não contém colesterol e é uma excelente fonte de proteínas, cálcio e ferro. É um alimento importante, especialmente para aqueles que querem avançar para uma dieta vegetariana ou vegana.

A soja é o principal ingrediente do tofu, por isso também é chamado de queijo de soja. Este alimento tem um valor nutricional muito semelhante à carne, às vezes ele mesmo se reconhece como a “carne sem osso.” As foram as maiores responsáveis pela expansão de seu consumo e, agora, é muito fácil encontrar em qualquer supermercado.

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Diferenças entre o tofu e carne

Apesar de sua semelhança nutricional, existem 3 diferenças fundamentais no consumo de tofu e carne:

  • Uma delas é que a carne sacia mais, e, portanto, você precisa comer menos para sentir-se cheio. Pelo contrário, o tofu é mais leve.
  • O sabor de ambos, nada tem que ver. Enquanto a carne tem um sabor característico, independentemente do animal do que o necessário, o que não tem sabor, é um sabor neutro. Isto torna-o um excelente acompanhamento de todo o tipo de molhos ou ensopados.
  • A diferença de preço entre ambos é muito grande. É muito mais barato do que o tofu. Para que se faça uma idéia, um quilo de carne bovina pode custar entre 12 e 13 €, enquanto que o queijo de soja, você pode encontrá-lo em torno de 6 €.
  • Propriedades do tofu

    O Tofu e suas Proteínas

    O queijo de soja é considerado uma , além de que fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para uma alimentação equilibrada. As também são ricas em gorduras poli-insaturadas saudáveis, especialmente o ácido linolênico ômega-3 alfa.

    Os associadas a um menor risco de sofrer de muitas doenças associadas a um estilo de vida pouco saudável. Entre elas estão:

    • Doenças cardiovasculares
    • Câncer de mama e de próstata
    • Osteoporose
    • Diabetes tipo 2
    • Problemas no fígado

    No caso do queijo de soja, é considerada uma das mais ricas em proteína vegetal. Contém, além disso, um grande número de vitaminas e minerais (vitaminas E, F e o grupo B, potássio, zinco, ferro, fósforo e ácido fólico.

    O queijo de soja tem poucas calorias

    No entanto, os hidratos de carbono e calorias que tem são muito poucas, por isso, o tofu também é usado em um alimento predileto nas dietas para emagrecer.

    Apesar de suas poucas calorias, é um alimento que costumam levar os atletas, já que repõe a energia consumida e ajuda a ganhar massa muscular depois de um treino intensivo.

    E, claro, seu consumo é muito comum entre as pessoas vegetarianas e que apreciam especialmente a sua qualidade nutricional.

    Ajuda a regular o colesterol

    O tofu, geralmente, não tem colesterol, mesmo serve para reduzir o seu teor no sangue.

    O tofu ajuda na prevenção de alguns cancros

    Os produtos à base de soja também são ricos em isoflavonas, que servem para prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama. Neste artigo de Ciência e Saúde você tem a relação entre.

    É bom para a saúde gastrointestinal

    As propriedades do tofu o tornam um excelente alimento para as pessoas com doenças gastrointestinais. Foi demonstrado benefício para as pessoas com gastrite, diabetes e obesidade.

    O consumo regular de tofu ajuda a melhorar o estado dos tecidos e das células, atrasa o processo de envelhecimento, fortalece a estrutura óssea e regula o trabalho dos rins.

    O queijo de soja é recomendado para pessoas com alergia ao leite ou os ovos, desta forma, compensam a falta de proteínas provenientes do leite e os ovos.

    Estas características o tornam um alimento muito apreciado .

    Riscos de comer Tofu

    Você tem que ter cuidado na hora de consumir, porque a soja é um alimento que, muitas vezes, é manipulado geneticamente. No caso do tofu, 90% da produção nos EUA esta geneticamente modificada.

    O debate sobre a segurança alimentar dos alimentos geneticamente modificados continua em aberto. Por isso, certifique-se de que a etiqueta não coloque especificamente: Não geneticamente modificado.

    Uma vez que a proteína contida nas sementes de soja em sangue, todo o tipo de produtos derivados da soja estão contraindicados para pessoas com diversos distúrbios do metabolismo de ácidos no corpo.

    Devido às propriedades do tofu, o seu consumo em grandes quantidades pode causar problemas com a tireoide.

    Preparação e armazenamento do queijo de soja

    O processo de fazer queijo de soja é muito semelhante ao da preparação do queijo normal. É elaborado a partir de leite de soja por calor ou filtração. O queijo é comprimido e é empacotado em embalagens de plástico, deixando um pouco de água em seu interior.

    Não pode estar congelado mais de um mês. Para que o tofu este fresco e protegido de odores estranhos, deve manter-se em água fria, mudando periodicamente. O cheiro azedo indica que o queijo foi danificado e não pode mais ser consumido.

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    Variedades de queijo de soja

    Embora o tofu não tem sabor, tem o seu cheiro. Uma das vantagens do tofu é que, por ser de sabor neutro, e devido à sua textura, absorve outros sabores como uma esponja, o que combina muito bem com outros alimentos e molhos. Existem basicamente 2 variedades:

    • tofu espessura (e ganha) como um queijo regular, muitas vezes, é usada em saladas e cozidos, em conserva ou fumado.
    • tofu de seda (kinugosi) – muito macio e delicado, é utilizado para fazer molhos, sopas ou sobremesas.

    Vídeo: 3 Formas de Cozinhar o Tofu

    Para além das Propriedades do Tofu, você pode ler:

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