O que é a Glicose, e como armazenamos e utilizamos

Quando comemos carboidratos, decompõem-se em forma de glicose para ser usada como fonte de energia. A glicose é armazenada como glicogênio e a que não é usado é armazenado no interior das células musculares e as células de gordura, que se encontram principalmente na região abdominal e nos quadris.

O corpo humano tem um sistema sofisticado e muito eficiente de armazenar energia para quando é necessária.

Graças a isso, o ser humano pode estar várias semanas sem comer, sem beber água), puxando essas reservas.

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O que é Glicose?

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, servem para muitas funções vitais, entre elas para poder usar os músculos, ajudar o cérebro em suas funções e o funcionamento do sistema nervoso e central.

A glicose é um açúcar simples (monossacarídeo) que entra no nosso corpo através dos alimentos. Durante o processo de digestão dos alimentos ricos em hidratos de carbono são transformados em glicose, que é seu componente mais simples.

A glicose é utilizada pelo corpo como energia e glicogênio é a forma em que o corpo armazena glicose. de mais é armazenado como gordura.

Quando estamos em repouso, quase tosa da energia que consumimos ( 90 %) vem das gorduras, com exceção da energia requerida pelo sistema nervoso central e os glóbulos vermelhos, que dependem da glicose sangüínea (10%).

Onde se armazena o glicogênio?

No nosso corpo, o glicogênio se acumula no fígado (cerca de 100-120 g de glicogênio) e nos músculos.

Temos várias “:

  • O fígado só pode armazenar cerca de 100 g de glicogênio.
  • Os músculos podem armazenar (cerca de 1% do peso corporal)
  • Nos quadris e região abdominal (assim como no resto do corpo) não há um limite de quanta gordura pode se acumular.

O Glicogênio hepático

A glicose armazenada no fígado é um “regulador” dos níveis de glicose no sangue. Se esses níveis começam a diminuir ( porque não tenha consumido alimentos ou muito poucos em um período de tempo), o fígado pode liberar glicose no fluxo sanguíneo para manter os níveis saudáveis.

Glicogênio muscular

O glicogênio armazenado nos músculos ( até 500 g) equivale a 2.000 calorias. Se passar 1 dia sem comer, ou fez muito exercício, é muito fácil acabar com estas reservas. Portanto, quando acabou com a reserva de glicogênio deve consumir carboidratos para reponerlas.

No total, o corpo de um adulto guarda cerca de 200-300 g de glicogênio; no entanto, se você é esportista, é possível que suas reservas atinjam até 400-500 gr.

As reservas de glicogénio do fígado são utilizadas para cobrir as necessidades de glicose do que o corpo possa ter a nível geral, enquanto que os depósitos de cada músculo são usados apenas para suprir as necessidades específicas desse músculo. Por exemplo, se sais a correr, o corpo utiliza o glicogênio contido nas pernas e não nas costas.

O glicogênio e o exercício

Em apenas 15 minutos de exercício intenso pode esgotar-se em torno de 70% do glicogênio armazenado nos músculos. Ocorre o esgotamento total depois de 2 horas de exercício intenso.

Uma vez esgotado este glicogênio se precisam de 48 horas para repor o armazenamento de glicogênio nos músculos. Mas não é a única fonte de energia. De acordo com a intensidade do exercício, são utilizados os hidratos de carbono ou gorduras como principal combustível. Quando?

  • Quanto mais suave e prolongado for o exercício, mais gordura utilizamos
  • Quanto mais intenso, mais importante é a necessidade de glicogênio (a maior quantidade de glicogênio no músculo, maior resistência, o que se traduz em um melhor desempenho desportivo).

Influência do exercício físico nas reservas de glicogênio e gordura

Quando realizamos uma atividade esportiva intensa dão-se 3 cenários possíveis:

  • Nosso corpo mobiliza a glicose armazenada nas reservas do fígado e do músculo para obter energia. A proporção de energia consumida entre gorduras e glicose seria de 50:50.
  • A maior intensidade, o organismo começa a usar cada vez mais glicogênio, sendo o combustível mais importante. A relação entre gordura e glicose pode atingir valores de 10:90.
  • Se continue praticando exercício intenso logo se esgotam os estoques de glicogênio do fígado e dos músculos, e se ainda assim você continua fazendo exercício, sem repor o glicogênio, a glicose no sangue descerá até produzir hipoglicemia. Esta situação pode causar sérios problemas se mantém. O primeiro sintoma é a fadiga local e central.
  • Se você quer mais informações sobre outros fatores que afetam o nível de glicose no sangue, clique

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