Leite de soja, vantagens e desvantagens do seu consumo

O leite de soja é uma bebida muito energética e saudável. Seu sucesso tornou-se uma ótima alternativa ao leite de vaca. quer saber por quê? Conheça este excepcional produto

O leite é obtido depois de ter batido, molhado e ferver os grãos maduros da soja. O resultado é uma bebida com um aspecto do leite, rica de sabor e com um teor altamente nutritivo, rico em ácidos graxos e proteínas, mas também rico em minerais, vitaminas e fibra.

O leite de soja tem inúmeras vantagens (e algum inconveniente, como você verá mais abaixo), entre as quais costuma-se destacar que é o melhor substituto da , em especial para aquelas pessoas com intolerância à lactose.

Vejamos as principais razões para consumi-la.

Conteúdo do post

Benefícios do consumo de leite de soja

O leite de soja contém proteína de alta qualidade.

Cada copo contém cerca de sete gramas de proteína!

É um dos poucos derivados vegetais que contém todos os 9 aminoácidos essenciais, o que significa que fornece os elementos essenciais para um bom funcionamento do sistema imunológico, para a reparação muscular, e para ajudar as células a produzir energia.

É rica em cálcio e ferro

O que traz a soja (cerca de 300 mgr por copo) representam a terceira parte do aporte diário que precisamos para que se garanta um tecido ósseo homogêneo e forte.

É um aliado de primeira ordem para a prevenção da osteoporose.

Por seu lado, o ferro é fundamental para a geração de glóbulos vermelhos e, consequentemente, o aporte de oxigênio a todas as partes do organismo.

Rica em vitaminas B

O leite de soja serve de fonte para vitaminas B2 e B12 , cuja importância reside no seu efeito sobre o sistema nervoso e sobre o transporte de oxigênio no sangue. Além disso, contém riboflavina, que ajuda as células a produzir energia.

Ajuda a combater o colesterol

Em Frente ao leite de vaca, rico em gorduras saturadas, o leite de soja contém principalmente ácidos graxos mono e poliinsaturados que inibem a passagem do colesterol na corrente sanguínea..

A sua ingestão regular ajudaria a reduzir significativamente a concentração de LDL (o colesterol “ruim”) e ajudar a aumentar as de HDL (o “bom”).

Melhora a proteção dos vasos sanguíneos

O leite de soja contém (além dos ácidos graxos omega-3 e omega-6), que lhe permitem manter o nosso tecido sanguíneo bem flexível e livre de obstáculos, o que melhora a fluidez do sangue e aumenta a sua resistência às mudanças da pressão arterial protegiéndonos de hemorragias e lesões.

Ajuda a prevenir os sintomas da menopausa

Seu conteúdo em fitoestrógenos ajuda a colmatar o défice de estrogénios que a mulher sofre com a chegada da menopausa e que é o causador de vários problemas de saúde: maiores chances de diabetes, de doenças cardíacas, alterações de fumos, propensão a engordar etc.

O leite de soja ajuda na perda de peso

Isso ocorre por três motivos:

  • A quantidade de calorias é mais baixa do que a do leite de vaca (7 gramas por copo, frente aos 12 do leite convencional).
  • O teor de ácidos monoinsaturados ajuda a inibir a absorção de gordura no intestino.
  • O seu conteúdo em fibra tem, por um lado, um efeito saciante e, por outro, ajuda a regular as funções do intestino.
  • Desvantagens do consumo de leite de soja

    Em princípio, este tipo de leite é indicado para um grupo muito amplo de consumidores, todavia, convém fazer algumas exceções:

    • Pessoas alérgicas à soja
    • A semelhança na estrutura química entre estrogênio e fitoestrógenos, as mulheres recentemente operadas de câncer de mama devem evitar o consumo, já que pode haver casos de sensibilidade a esse hormônio.
    • Evitar o consumo deste derivado da soja se tem açúcar adicionado. Isso não faz mais do que adicionar calorias sem fornecer nenhum valor nutricional positivo, é mais, anula algumas e as propriedades que temos estado a descrever.

    Você sabia que o leite de soja não é considerado um leite ou um tipo de leite? Mais informações:

    Mais informações sobre o leite de soja

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