Leite de aveia, um substituto do leite rico em nutrientes e rico em sabor

Os leites de origem vegetal, como o leite de aveia vão ganhando, pouco a pouco, um site na nossa alimentação diária.

Isto é devido a três motivos: pode ser consumida por pessoas intolerante à lactose, tem um escasso aporte de gorduras e traz um interessante conjunto de propriedades nutricionais, em muitos casos, superior ao leite de origem animal.

Não nos esqueçamos de outros dois motivos que não são menores, trata-se de uma bebida que pode ser consumida por veganos e é cada vez mais acessível a sua aquisição, tanto pela quantidade de marcas comerciais que distribuem como pela facilidade de fazê-lo em seu próprio lar.

Conteúdo do post

Como é o leite de aveia?

O leite de aveia é uma bebida de consistência cremosa, mais espesso que o leite animal, o que a torna uma boa companheira de café tipo cappuccino e ideal para a preparação de shakes e sobremesas.

Seu sabor é levemente doce , com o que é possível que você não precisa adicionar nenhum adoçante a sua infusão.

Leche de avena, rica y nutritiva

Benefícios do leite de aveia

Benefícios nutricionais do leite de aveia

1. Ácidos graxos

O leite de aveia contém ácidos graxos Ômega 3 e 6 que ajudam a controlar o nível de colesterol e, portanto, são bons para a saúde cardiovascular, evitando os depósitos de gorduras saturadas em nosso sistema circulatório.

2. Proteína

Tem um bom aporte de proteína de origem vegetal, fundamental para a formação e reparação muscular.

3. Fibra

A aveia é rica em fibra, que é fundamental para ter um sistema digestivo saudável e evitar a prisão de ventre.

4. Minerais

É, além disso, um alimento rico em minerais como o potássio, magnésio, fósforo e cálcio, portanto, contribui para a coagulação do sangue em casos de feridas, ajuda na regeneração muscular e previne o aparecimento da osteoporose.

5. Vitaminas

Do ponto de vista nutritivo, o leite de aveia é rica em vitaminas B (necessárias para o correto funcionamento do sistema nervoso) E E (importante antioxidante).

6. Carboidratos

Contém hidratos de carbono, que dão um baixo e, portanto, não ajudam a aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Sua complexidade nutricional tem um efeito saciante com o que o leite de aveia é indicada como complemento de qualquer dieta.

Outros benefícios

Evita a retenção de líquidos e funciona como um “regulador” da fome, com o que evita a sensação de estômago vazio e promove o trânsito intestinal.

Contém aminoácidos, substâncias que o organismo não pode produzir por si mesmo, que colaboram para evitar o envelhecimento celular.

Além disso, o leite de aveia contém iodo, um mineral que tem um papel importante na prevenção de problemas de tiróide , favorecendo o funcionamento da glândula tiróide.

Por último, há que destacar que esta bebida não contém glúten, por isso seu consumo é apto para celíacos.

Trata-Se de um leite sem lactose, o que a torna fácil de digerir, mas também de uma bebida que fornece energia extra antes de qualquer treino.

Conteúdo de um copo de leite de aveia

Uma xícara de leite de aveia contém:

  • 2,5 gramas de gordura, das quais nenhuma é saturada
  • Fornece apenas 130 calorias
  • Contém 2 gramas de fibra (o dobro) e 4 de proteína (maior quantidade que outras leites vegetais, como, amêndoa ou arroz)
  • Fornece a terça parte das necessidades diárias recomendadas de cálcio.
  • Fornece 25% das necessidades diárias de vitamina D.

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