Dieta Hiperproteica para fuzilar a Gordura

Uma dieta hiperproteica é aquela em que prevalece o consumo de proteína acima dos outros 2 macronutrientes: as gorduras e os carboidratos. Conto-Te, em que consiste, a importância da proteína e o seu papel para perder peso. Siga lendo!

As dietas hiperproteicas se têm colocado muito de moda.

A razão não é outra que a enorme rapidez com que se perde peso. Em uma semana, você pode chegar a perder 2-3 kg.

A proteína é a base desta dieta, por isso é importante saber qual o seu papel no funcionamento do organismo.

Conteúdo do post

Como funciona uma dieta hiperproteica?

O segredo deste tipo de dieta é o consumo de proteína ajuda a perder peso atuando em três planos distintos:

  • Redução do apetite. Devido a que a carne e, em geral, todos os , têm uma digestão mais lenta, estes alimentos são muito saciantes. A sensação de saciedade após uma refeição rica neste nutriente faz com que se reduza a ansiedade por continuar comendo.
  • Um maior consumo de proteínas produz um aumento da Taxa Metabólica, ou seja, aumenta a capacidade do organismo para queimar calorias.
  • Uma dieta hiperproteica produz cetose: a super queima rápida de gordura. Ao eliminar a ingestão de carboidratos são produzidos 2 ações:
    • Sem carboidratos, o corpo busca como fonte de energia a gordura e a consome
    • Quando deixamos de comer carboidratos deixamos de acumular líquidos. A perda de água é, portanto, outro fator chave para reduzir o peso.

    Principais alimentos de uma dieta hiperproteica

  • Carne. Recomenda-Se o consumo de carnes magras , já que trazem e apenas gordura.
  • Aves. Qualquer uma delas, mas de preferência o frango em relação a outras aves como o pato. Procura tirar-lhe a pele, já que é onde se acumulam as gorduras saturadas.
  • Carne de porco. É um tipo de carne, em geral, bastante magra, mas ainda mais se escolher cortes, como lombo, lombo, os bifes. Evita totalmente derivados do porco em forma de salsicha, frios industriais etc., quase sempre contêm quantidades de sódio, que afeta, entre outras coisas, à retenção de líquidos.
  • Peixe. Todo o peixe é o ideal em uma dieta hiperproteica, mas se você pode escolher, é melhor comer os peixes (ricos em ácidos gordos ómega-3), mas mesmo os peixes brancos, mais ricos em gordura, contém níveis muito elevados de proteína e baixos em lipídios.
  • Ovos. São uma forma barata de consumir proteína de qualidade. Seu teor de gordura está na ponta e durante muito tempo estiveram muito estigmatizado como cúmplices do aumento de colesterol, o que já provou que não é bem assim.
  • Soja. A soja é habitual em uma dieta hiperproteica. Graças a sua grande quantidade de compensa o protagonismo das outras fontes animais de proteína que te descrevi. Você pode comer de muitas formas (hambúrguer de soja, tofu, salada…) com o que é um suplemento alimentar que não cansar.
  • Feijão. Por exemplo, os feijões são essenciais em uma dieta hiperproteica: fornecem uma boa quantidade , são muito saciantes e reduzem o colesterol “ruim”.
  • Alimentos complementares em uma Dieta Hiperproteica

    Como complemento aos alimentos básicos, e porque nós também devemos ingerir outros alimentos que nos fornecem minerais e fibras, abaixo você tem outros alimetos que deve comer em uma dieta hiperproteica. Aconselho-Te que procures em suas versões mais light:

    • Lácteos. etc É uma fonte essencial de cálcio. O leite sempre em sua versão desnatada. Os queijos, melhor que não estejam muito curados.
    • Produtos integrais. Sempre em pequenas quantidades. Em uma dieta hiperproteica é recomendado não tomar mais de 30 gramas. Em qualquer caso há que comê-los, porque eles são uma fonte básica para as nossas necessidades de fibras e minerais.
    • Legumes. Em uma dieta hiperproteica as frutas estão super limitadas por seu aporte de carboidratos e açúcares. Não acontece o mesmo com os vegetais, que são altamente recomendados como acompanhamento de pratos de proteínas. São ideais repolho, brócolis, alface, espinafre…

    Menu completo para uma semana de Dieta Hiperproteica

    Esta dieta fornece cerca de 100 gramas de proteína diária, mas é bastante versátil para se adaptar aos diferentes gostos e necessidades.

    Nota: todos os dias, é tomar um copo de leite desnatado a meio da manhã e um punhado de frutos secos como lanche.

    segunda-feira

    • Café da manhã: 3 ovos, 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas e uma pêra.
    • Almoço: Salada de abacate com queijo cottage e uma laranja.
    • Jantar: 170 g de carne, batata doce e abobrinha grelhadas.

    terça-feira

    • Pequeno-almoço: Batido feito com 1 colher de sopa de proteína em pó, 1 xícara de leite de coco e morangos.
    • Almoço: 120 gramas de salmão enlatado, verduras variadas, azeite e vinagre e uma maçã.
    • Jantar: 120 gramas de frango assado com quinoa e couves de Bruxelas.

    quarta-feira

    • Pequeno-almoço: Farinha de aveia e um copo de iogurte grego.
    • Almoço: 120 gramas de frango misturado com abacate e o pimento vermelho e um pêssego.
    • Jantar: Salada variada

    quinta-feira

    • Café da manhã: Omelete espanhola feita com 3 ovos, azeitonas pretas e uma laranja.
    • Almoço: Hambúrguer de tofu com alface e tomate
    • Jantar: 120 gramas de atum com espinafres

    sexta-feira

    • Café da manhã: Uma xícara de queijo fresco com ¼ xícara de nozes picadas, 1 maçã em pedaços e canela.
    • Almoço: 120 gramas de sardinha ou peixe-espada com 1 fatia de pão de centeio e palitos de cenoura.
    • Jantar: 120 gramas de frango com abobrinha e framboesas.

    segunda-feira

    • Café da manhã: Omelete feita com 3 ovos e um chá verde
    • Almoço: Frango assado com tomate.
    • Jantar: Salada variada com tudo o que tiver na geladeira

    domingo

    • Pequeno-almoço: Batido de proteínas do sabor que você gosta
    • Almoço: 1 copo de iogurte grego com ¼ xícara de nozes picadas e abacaxi.
    • Jantar: 120 gramas de salmão grelhado, batatas e espinafre refogados.

    Outras dietas hiperproteicas

    Há uma enorme variedade de dietas baseadas em um , as mais conhecidas são:

    • A dieta Dukan

    Estabelece diferentes fases em que o vai variando desde a primeira, em que só se consome proteína, para a quarta, em que se têm vindo a aumentar a outros grupos nutricionais, como os carboidratos (sempre em um terceiro plano).

    Para aprofundar recomendo:

    • A

    Baseia-Se na teoria de que é mais saudável comer como : carne, peixe, fruta e legumes. Nada de leite ou produtos elaborados, cozinha muito simples, sem açúcar nem sal, que pode ter seus aspectos positivos e que, desde então, feita de uma forma rigorosa, que deverá resultar em uma perda efetiva de peso.

    Uma dieta de proteína ajuda a perder peso. As proteínas ajudam a dominar a fome e saciar o apetite. Se você fizer a dieta proteica que te mostro, durante uma semana, poderá comprová-lo.

    A guarda um segredo: você pode comer alimentos deliciosos ao ficar cheio e ainda assim perder peso. Soa interessante? continua lendo para saber.

    Além da Dieta Hiperproteica, eu recomendo:

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