Combate à osteoporose, doença silenciosa.

A osteoporose é uma degenaración de ossos que, em algum momento de nossa vida, todos nós vamos sofrer. Neste artigo, você pode aprender como retardar o seu aparecimento e como manter em bom estado os teus ossos.

A osteoporose é uma doença mediante a qual os nossos ossos se tornam frágeis e quebradiços. A causa é um aumento da porosidade do osso que leva a uma perda de densidade e resistência.

A osteoporose é conhecida como doença silenciosa. Ela é chamada assim porque vai invadindo o nosso corpo sem que nos demos conta, até que um dia o quadril, uma boneca, uma vértebra, se quebra, e o médico nos diagnosticada osteoporose. Mas já é muito tarde.

No entanto, você pode fazer algo. Com uma alimentação adequada, um pouco de exercício, e o abandono de certos maus hábitos como fumar, você pode combater a osteoporose. Você pode até mesmo grupos.

Conteúdo do post

Combater a osteoporose: Fatores que influenciam uma baixa absorção do cálcio

Uma das causas que mais influenciam a osteoporose é que o nosso organismo assimila mal o cálcio. Em parte, pode se dar pela falta de uma

No entanto, o cálcio é um dos minerais mais importantes no desenvolvimento e manutenção de nossos ossos e os nossos dentes. Mas não é o único.

Sempre lhe deu a máxima importância ao cálcio. Realmente é importante. Mas o osso é formado por outros minerais importantes, como o fósforo, o magnésio e flúor.

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Sem o aporte correto e o metabolismo adequado de todos estes minerais, os processos de nutrição, crescimento e manutenção da massa óssea são incompletos. Na verdade, não se deve tanto a um fornecimento insuficiente de cálcio.

O problema reside em um consumo excessivo de proteínas, sódio e fósforo. Estes nutrientes, em excesso, dificultam a correta absorção do cálcio, alteram o metabolismo e favorecem a eliminação do cálcio.

Outros fatores que contribuem para uma baixa absorção do cálcio

Os Maus hábitos favorecem a osteoporose

Fumar, beber e tomar muito café aumenta a perda de densidade óssea e diminuem a absorção de cálcio.

combatir osteoporosis

Não fazer exercício

A falta de impede uma correcta regeneração óssea. A OMS considera que as fraturas que ocorrem por osteoporose disminuirían em 18% na Europa, se não tivesse tanto sedentarismo.

Existem dois tipos de exercícios especialmente importantes para a construção do osso e a manutenção da densidade óssea. Trata-Se dos exercícios com pesos e exercícios de fortalecimento muscular.

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Outro tipo de exercícios, os exercícios funcionais, como o yoga, Tai-Chi , também podem melhorar a força, o equilíbrio e a flexibilidade. O que pode ajudar muito na realização das tarefas cotidianas e diminuem as chances de cair e quebrar um osso.

Por exemplo, se você tiver problemas para se levantar de uma cadeira ou subir escadas, os exercícios funcionais podem ajudá-lo a superá-los.

Para combater a osteoporose que você deve cuidar da alimentação. Se seus ossos lhes fornecer o alimento adequado e você faz algum tipo de atividade física diária, já tem a chave para pará-los.

Nutrientes para combater a osteoporose

#1. O Cálcio

É o mais importante, mas não o único. ocupa em torno de 2% do peso total de uma pessoa. 99% do cálcio corporal está nos ossos e dentes.

A taxa de absorção varia entre 25% e 40%. No caso das grávidas sua absorção se eleva até 60%.

Combatir la Osteoporosis

A absorção correta do cálcio depende de um hormônio, derivado da vitamina D. Por isso, o cálcio e estão muito relacionados. Certamente você já deve ter ouvido dizer que tomar sol é bom para os ossos.

Na verdade é assim, quando tomamos o sol absorvemos vitamina D e esta contribui para uma boa absorção do cálcio.

As quantidades de cálcio que devem ser tomadas:

  • Pessoas adultas: 900 mg/dia
  • Mulheres grávidas: 1.100 mg/dia
  • Crianças: 1.200 mg /dia

Que alimentos com cálcio deve tomar

(e que a proporção de cálcio).

  • Leite (120 mg cálcio/100 g) e todos os seus derivados, iogurte, manteiga – cuidado com as calorias-.
  • Sementes de gergelim (150 mg/100 g)
  • Legumes de folha verde (150 mg/100 g)
  • Frutos secos (150-250mg/100 g)
  • Legumes (150 mg/100 g)

la osteoporosis

#2. O Fósforo, um mineral necessário

O fósforo também é necessário para a correta absorção do cálcio. Esta presente em nosso esqueleto em 85%. As pessoas adultas devem tomar 700 mg/dia. O que podemos tirar dos alimentos que têm muitas.

Alimentos que têm fósforo e que proporção temos:

  • Queijos curados (400-800 mg/100 g)
  • Peixe e carne: (200-300 mg/100 g)
  • Ovos (200 mg/100 g, concentrado na gema)
  • Vísceras (300-600 mg/100 g, miolos, fígado, moela)
  • Frutos secos (350-600 mg/100 g)
  • Legumes (300 a 400 mg/100 g)
  • Cereais integrais (300 mg/100 g)

#3. O Flúor, fundamental no tratamento da osteoporose

O flúor é determinante para manter a dureza e densidade do esmalte dental e da matriz mineral dos ossos. Devemos tomar este mineral em torno de 3 mg/dia em mulheres e crianças, e 4 mg/dia homens. Podemos tomar da água, peixes, frutos do mar, e todas as variedades.

#4. O Magnésio

O corpo costuma acumular 25 gramas e 60% concentra-se no esqueleto. Alimentos que nos fornecem e sua proporção:

  • Frutos secos (200-350 mg/100 g)
  • Frutas secas, como passas, os tomates…(60 mg/100g)
  • Cereais integrais (150-200 mg/100 g)
  • Legumes (150 mg/100 g)
  • Legumes de folha verde (50 mg/100 g)

#5. A Vitamina D não deve faltar na sua dieta para combater a osteoporose

É fundamental. A vitamina D estimula a absorção do cálcio e fósforo.

Essa deficiência pode criar o corpo, graças à luz solar. Além disso, há alimentos que tenham vitamina D: peixes, ovos e produtos lácteos. O óleo de fígado de peixe é usada como suplemento de vitamina D.

Vídeo: 7 Alimentos com mais cálcio que o leite para combater a osteoporsosis

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