Adoçantes artificiais, tipos e substitutos do açúcar

Os adoçantes artificiais são um produto muito polêmico. Utilizados nas dietas e na alimentação diária das pessoas que não querem engordar, foram acusados de criar câncer e outras doenças. quer saber o que há de verdade em tudo isso? Siga lendo!

O certo é que, face aos adoçantes, o que se esta provado, são os efeitos nocivos do açúcar, por isso, se você gosta de doce, é importante que você conheça o que há substitutos e enterremos de vez a lenda urbana que os rodeia.

Muitos adoçantes são anunciados como naturais, mas o certo é que a imensa maioria deles são fruto de tratamentos químicos que o tornam um produto cem por cento artificial, mas atenção! não por isso são maus ou perigosos.

Conteúdo do post

Quais são os adoçantes artificiais?

São os substitutos do açúcar por vários motivos:

  • fornecem poucas ou nenhuma caloria por que não engordam
  • não atacam os dentes
  • e suavizam de maneira parecida

Por que substituir o açúcar por adoçantes artificiais?

Antes de entrar para ver cada um dos adoçantes mais usados, é muito importante que tomemos consciência de que não se deve utilizar açúcar.

Por que é ruim o açúcar?

#1. A principal causa é o seu efeito no sangue

O consumo de açúcar produz picos glucémicos, ou seja, faz com que aumente o nível de glicose (açúcar) no sangue de forma muito rápida, o que facilita a sofrer de diabetes e também é um aliado para o armazenamento de gordura no organismo.

#2. O açúcar é um dos principais causadores de cáries

#3. Seu consumo ocorre um aumento da adrenalina

A adrenalina é um hormônio que, por sua vez, produz um aumento da pressão arterial, do ritmo cardíaco e da quantidade de glicose no sangue.

#4. Outros efeitos secundários do açúcar

  • Provoca hiperatividade
  • irritabilidade
  • falta de concentração
  • piora o sistema imunológico,
  • é um fator de envelhecimento dos tecidos e a perda de elasticidade
  • contribui para a obesidade
  • contribui para a osteoporose.

As alternativas naturais para o açúcar como o melado, o açúcar mascavo ou mel, sem dúvida, contêm nutrientes muito importantes para o organismo (vitaminas e minerais), mas não por isso deixam de ser açúcar e, portanto, contêm seus próprios efeitos nocivos.

Portanto, qual é a alternativa que nos resta para adoçar os alimentos e não padecer de suas perigosas consequências?, evidentemente, falamos dos adoçantes artificiais.

Vantagens adoçantes artificiais

O seu interesse reside em seus dois tipos de uso:

1. Vantagens terapêuticas de adoçantes.

  • Trata-Se de adoçantes já que são metabolizados lentamente e, em quase todos os casos, se eliminam por completo sem ser absorvidos pelo organismo.
  • São complementares a qualquer dieta, por seu baixo/nulo aporte calórico
  • Não danificam al. Ao contrário do açúcar, não fermentados na microflora da placa dental (principal causa da cárie).

2. Vantagens industriais

  • Muitos dos adoçantes artificiais realçam o sabor de frutas como a laranja ou morango usadas em refrigerantes e guloseimas.
  • Seu poder adoçante é muito superior ao do açúcar
  • O seu preço é muito mais baixo.

São saudáveis os adoçantes artificiais?

A maioria, para não dizer todos, os adoçantes que se foram descobrindo estiveram sempre sob a sobra de dúvida.

Uns foram acusados de serem cancerígenos, outros de atacar a determinados órgãos ou de causar dependência.

A lista de acusações é longa, mas não necessariamente real.

Todos os destinados ao consumo humano já teve que passar pela aprovação dos departamentos de saúde dos respectivos países, e que (ao menos na lista que ofereço mais adiante) e nenhum tem uma contra-indicação comprovada, desde que se mantenham as doses máximas permitidas por peso e por dia.

Icono Corazon De fato, o produto adoçante que pior nota puxa, cujos efeitos nocivos são bem conhecidos, e que é o causador de graves doenças, mas que, paradoxalmente, o seu consumo é aceito por toda a população é, precisamente, o açúcar.

Em qualquer caso, uma coisa é o consumo ocasional destes produtos, por exemplo, para adoçar a sua chávena de café, e outra bem diferente é a sua presença em alimentos e bebidas industriais: o fato de que esses alimentos e bebidas que não contenham açúcar não as torna necessariamente mais saudáveis, já que contêm toda uma bateria de elementos que dariam para vários post como este.

A maior acusação que se pode fazer sobre estes adoçantes é que SÓ adoçam, mas não trazem nenhum conteúdo nutricional que complemente uma dieta saudável.

Quais são os principais adoçantes artificiais?

imagen de una cuchara con azúcar y otra con un edulcorante artificial

Existem uma infinidade deles, a maioria descobertos de forma casual, mas uns são mais populares que outros.

Por exemplo, é normal que a chamemos de sacarina para qualquer produto adoçante vamos ao café ou que relacionemos sorbitol imediatamente com o consumo de pastilhas elásticas.

Em qualquer caso, os principais edulcorantes artificiais, uns mais conhecidos que outros são:

1. Acelsufamo K

O que é o acesulfame K? É um cloreto de metileno, que contém sal de potássio. O acesulfame K (E950) tem grandes defensores e atacantes.

Enquanto para alguns é um adoçante completamente fora de perigo, como nos indica O comidista em seu artigo: para outros sal de potássio é um carcinogênico, com importantes efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do acelsufamo K

  • náuseas
  • problemas na vista
  • dores de cabeça
  • problemas de humor
  • hipoglicemia
  • insuficiência renal
  • insufiencia do fígado e dos rins
  • câncer.

No entanto, é importante notar que é permitido, tanto na Europa (com um consumo máximo diário de 9 mg por quilo de peso corporal) como nos EUA (onde serão toleradas até 15 mg/kg). Características do Acelsufamo K:

  • não fornece calorias
  • não é metabolizado (em frente a seus detratores que dizem que sim)
  • se elimina pela urina tudo o que se ingere com o que não ficam resíduos no organismo, nem afecta a acumulação de gordura.

2. Aspartame (E951)

Tem recebido críticas e suspeitas de não ser inofensivo, mas nenhuma delas se apóia em um estudo científico sério nem verdadeiramente altruísta.

Seu poder adoçante é muito maior que o do açúcar e, ao contrário de outros, se tem um certo aporte calórico, porém se ingerido em quantidades tão pequenas que esta contribuição é anedótico.

É um dos adoçantes do que se tolera uma ingestão diária maior, até 40 mg/kg

Para os detractores do aspartame os efeitos colaterais são muito graves.

Efeitos colaterais do aspartame (E951)

  • carncerígeno e letais
  • afeta a memória a curto prazo.

3. Ciclamato ( E 952)

O Ciclamato é um adoçante que tem sido considerado até cinqüenta vezes mais doce do que outros adoçantes de baixas calorias.

Neste caso, as administrações de um lado e outro do atlântico não se põem de acordo. É proibido nos EUA e permitido na UE. Tem um metabolismo muito pequena e quase tudo o que é ingerido é eliminado diretamente pela urina.

  • A dose máxima diária recomendada é de 7 mg/kg

Efeitos Colaterais do Ciclamato

  • interfere na síntese de hormônios da tireóide
  • pode causar alergias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o aconselhável em mulheres grávidas e crianças por suas potencialidades cancerígenas e efeitos colaterais.

4. Sacarina (E954)

A sacarina é, provavelmente, o adoçante artificial mais popular. Tem sofrido ataques injustificados, em diferentes períodos de sua história, a maioria promovidos pela poderosa indústria do açúcar, cão, na atualidade, existe o consenso de que se trata de um produto seguro.

A sacarina nem foi referido, nem tem nenhum aporte calórico com o que rapidamente se tornou uma aliada das dietas de emagrecimento.

É extremamente doce e, geralmente, com uma minúscula pastilha passa a ter de sobra uma colher de sopa de açúcar.

  • A dose máxima recomendada é de 4-5 mg/kg

5. Sucralose

É uma das estrelas adoçantes para indústria alimentar já que adoça muito, mais que o açúcar e, por tanto, basta usá-lo em quantidades muito pequenas para conseguir o efeito desejado.

Sua metabolização é muito baixa, o que não é um fator de corte.

  • Recomenda-Se um máximo diário de 15 mg/kg

6. Stevia

É o adoçante estrela entre os que procuram um produto natural.

O problema é que em sua versão natural, ou seja, a versão que não foram isoladas as suas propriedades adoçantes, contém também outros compostos que podem incentivar diversas condições tais como a hipotensão ou a infertilidade.

O uso comercial da planta é proibido e, portanto, o que compramos como Stevia é, na realidade, Glisólido de esteviol, ou seja, a versão sintética e artificial da planta.

7. Xiritol

O xilitol é muito utilizado em produtos tão variados como os chicletes ou a pasta de dentes, graças a sua aparência e textura, que é semelhante ao açúcar.

Esses adoçantes são sintetizadas de forma industrial, mas podem ser encontrados naturalmente em frutas como peras ou maçãs. O xiritol, especificamente, é conhecido como “açúcar de bétula”, já que se pode extrair da árvore.

Como nos outros casos, tem um índice glicémico muito baixo, não engordam, não atacam nossa dentição e, embora o seu consumo em pequenas quantidades é totalmente seguro, levá-los em excesso pode causar diarréia.

Qual é o adoçante mais saudável?

Nutricionistas e médicos são unânimes em apontar a Sucralose e Estévia como os adoçantes mais saudáveis, por isso são usados na preparação de muitos alimentos processados.

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