A proteína de whey, que é, quanto custa e como se deve tomar

A proteína de whey é uma proteína de rápida absorção utilizada principalmente no mundo esportivo, mas também está se fazendo presente nas dietas para emagrecer baseadas em proteínas.

Um aporte de proteínas é necessário, especialmente se você é esportista, porque terás um grande desgaste muscular.

Como já falei em outras ocasiões, sobre as fontes de obtenção das proteínas, neste caso, não me vou alongar muito. Somente mencionar que a sua origem pode ser vegetal (muito especialmente das leguminosas) ou animal através da ingestão de carne, peixe, ovos etc e através do leite e seus derivados.

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O que é a proteína de Whey e para que serve?

No caso da proteína de whey é um suplemento protéico de alta qualidade de origem animal (leite) que, além de quantidades limitações técnicas , fornece quantidades muito pequenas de outros nutrientes essenciais, carboidratos e gorduras.

Como a proteína é a responsável pela regeneração e construção do músculo e, neste caso, é muito “pura” e de rápida absorção, tornou-se um custo cada vez mais demandado pelos desportistas e as pessoas que fazem

Donde procede a proteína de whey?

A retirada do soro do leite de vaca.

Trata-Se do líquido que resta depois de aplicar o leite, os processos de fabricação do queijo, o que se submete a uma eliminação quase total dos componentes não desejados, a gordura e os carboidratos. Poderíamos dizer que a concentração de proteína que se consegue é entre 80 e 90%.

Como eu disse antes trata-se de uma proteína de absorção rápida (o que significa que tem um aporte rápido de aminoácidos que contém), de rápida digestão e, portanto, um suplemento perfeito para a recuperação muscular, ideal para consumir após a atividade física.

Tem um valor biológico enorme. Isso significa que fornece uma quantidade muito grande de aminoácidos essenciais e, o que é mais importante, que é de fácil assimilação por parte do nosso sistema digestivo. Ou seja, é um valor que indica a capacidade de utilização de uma proteína.

Para que se faça uma idéia, um ovo tem um valor biológico atribuído 93, enquanto que a proteína de whey, extraído do soro de leite é de 110.

Que tipos de proteína de whey, existem

Apesar de toda a proteína de whey, procede do mesmo site, o soro de leite, existem algumas diferenças, dependendo de como foi obtido o soro, basicamente, de duas formas:

  • Proteína concentrada de soro de leite (na terminologia inglesa WPC, Whey Protein Concentrate), muito rica em proteína, mas com uma certa quantidade de lactose e gordura, que a torna mais rica nutricionalmente falando.
  • Proteína isolada de soro de leite (WPI ou Whey Protein Isolate), um soro processado do que foram removidos da quase totalidade dos nutrientes

Existe um terceiro tipo, a hidrolisada, é menos recomendável, pois a rapidez de sua absorção pode causar um aumento súbito nos níveis de insulina.

Que quantidade de proteína de whey é recomendável

Em geral, estima-se que para cada quilo de peso da pessoa, este número sobe para 2,5 grs, no caso de atletas que precisam de um aporte extra. Ou seja, se você pesar 70 quilos precisará de 140 gramas de proteína em circunstâncias normais e 175 se você precisa de criar/regenerar o músculo para o seu programa de treinamento.

Para descobrir o que podemos consumir, a primeira coisa que devemos ter em conta é a concentração de soro de leite que contém o suplemento que tenhamos comprado já que nem todos têm o mesmo.

As tomadas (entre 5 e 6), devem se posicionar ao longo do dia, a primeira antes do pequeno-almoço e que se tome depois do treino sempre antes dos 20 minutos após finalizá-lo.

Você pode obter mais informações sobre usos, benefícios e efeitos colaterais da whey proteín

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