3 dicas de alimentação durante o período de trabalho

Desta vez, eu quero que pratiquemos de um tema que nos afeta a todos, de diferentes maneiras e se trata de nossos hábitos alimentares no trabalho.

Para muitos as horas de trabalho são o pretexto ideal para comer tudo o que o que gostamos sem reparar no conteúdo nutricional do alimento. Parece que os colegas sempre se põem de acordo para sabotar nossas intenções de comer bem e pedem bolos ou tacos para todos. O importante é nos alimentam e o aspecto saúde passa a um segundo plano.

Um dia típico de trabalho, começamos a correr e nós temos muito pouco tempo para comer o pequeno-almoço, motivo pelo qual regularmente nos saltar esta refeição. Ao chegar ao nosso centro de trabalho, talvez nos vejamos um café ou uma bebida quente para começar as nossas atividades diárias.

No meio da manhã já não podemos controlar mais a fome e comemos a primeira coisa que temos a mão, que o regular são alimentos feitos com farinhas refinadas e com grandes quantidades de açúcar. Sob estas condições, o que buscamos é aplacar a fome, não alimentar o nosso corpo de forma saudável, a qualidade do alimento não nos interessa realmente, o importante é tirar a sensação de vazio no estômago.

Depois de 2 ou 3 horas, voltamos a sentir uma grande quantidade de fome, causada pelos mesmos açúcares que nos comemos a meio da manhã e assim se torna a repetir o ciclo. Os níveis de insulina sobem e descem constantemente provocando períodos de energia, seguidos por cansaço repentino e o que é pior, possíveis inícios de diabetes.

A única comida que sentimos podemos dispor de mais tempo é o jantar, mas infelizmente, é quando mais quantidade de alimentos ingerida, além de que nós colocamos muito pouca atenção à qualidade dos mesmos. Toda a energia que obtemos do jantar já não vamos usar, o corpo está se preparando para ir descansar, então passa ao departamento de armazenamento que com o tempo se torna uma verdadeira adega, ou seja começamos a acumular mais gordura.

1. Nunca salte o lanche da manhã

Não tem que ser um café da manhã como o conhecemos, regularmente, para ser efetivo. Se você não sente fome quando você acorda ou simplesmente não tem tempo, prepare um smoothie com algum cereal sem açúcar, leite e alguma fruta de sua preferência.

Você pode ir tomando ao longo do caminho. Se você tem problemas de peso, escolhe leite light em vez de integral;

2. Crie o hábito de levar fruta para o escritório

Você pode optar por ter um pequeno recipiente com pelo menos 3 frutas sobre sua área de trabalho. Convide seus colegas que façam o mesmo e assim podem compartilhar e ter mais opções. Ao ter uma fruta na mão, será menos possível que assalte a máquina de biscoitos durante o dia. Os bons costumes, também se contagiam.

3. Fixe uma hora para comer

Tente não comer na mesa e comer sempre à mesma hora, em um lugar tranquilo e sem pressa. Organize seu horário de forma tal que sua hora de trabalho seja um momento só para você. Se você pode, trata de sair para caminhar.

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